categorias: Onde Ir, Roteiros

6 mini-roteiros no Centro Antigo de Salvador

Hoje a cidade de Salvador completa 466 anos. Pra comemorar, trouxe 06 sugestões de passeios pelo nosso centro antigo, uma região cheia de monumentos históricos, mas que também reserva outras atrações interessantes para os soteropolitanos. Vamos?

  • Roteiro 01: comida típica, artes plásticas e sorvete artesanal

O passeio começa no Cruzeiro de São Francisco (Pelourinho). Aproveite a manhã pra visitar as exposições do Centro Cultural dos Correios. Na saída, não esqueça de assinar a lista de presença e pegar o catálogo! Siga para o Restaurante Odoyá e, no cardápio de comidas típicas, aproveite um bom prato, mas não peça sobremesa. A dois passos dali está a sorveteria Le Glacier Laporte, com sorvetes artesanais da melhor qualidade.

Culpada Confesso - Roteiros no Centro Antigo de Salvador -Odoyá - Fachada

  • Roteiro 02: compras e comida sertaneja

Aqui iniciaremos na Baixa dos Sapateiros. A partir do final de linha da Barroquinha, pode ir andando em direção ao Aquidabã. A ideia é percorrer as lojas e encontrar ali alguns produtos pela metade do preço vendido nos shoppings. Sapatos, bolsas, roupas, utensílios domésticos, itens de decoração… É sério! Eu fico surpresa quando as pessoas vão até a 25 de Março pra encontrar itens que temos bem aqui pertinho. Depois, suba para o Pelourinho pela ladeira do Teatro XVIII e aprecie uma boa carne do sol no Restaurante Uauá.

Culpada Confesso - Roteiros no Centro Antigo de Salvador - Uauá

  • Roteiro 03: sanduíches, sorvete e teatro

Se você curte teatro, vai adorar o SESC-SENAC Pelourinho! A programação lá é bastante diversificada e tem espetáculo pra todas as idades. Como o teatro não espera a gente pra começar – diferente do cinema, onde a gente pode entrar até no meio do filme -, é preciso chegar cedo então, enquanto espera, aproveite pra tomar um sorvete ou comer um sanduíche na Sorveteria A Cubana.

Culpada Confesso - Roteiros no Centro Antigo de Salvador - A Cubana - Sanduíche

  • Roteiro 04: capoeira, pôr do sol e cerveja gelada

Há muitos atrativos no Santo Antonio Além do Carmo e, ainda assim, tem gente que só esteve lá pra fazer a foto de formatura, néééé??? Tsc, tsc, tsc… Que tal visitar o Forte da Capoeira pra conhecer os grupos residentes, a arquitetura do espaço e depois, a dois passos de lá, comer uns petiscos e tomar uma gelada no Bar do Ulisses? Vá no final da tarde, sente na varanda e depois me conte como foi, ok?

Culpada Confesso - Roteiros no Centro Antigo de Salvador - Carol Marques - Comida di Buteco 2014 - Bar do Ulisses - Fachada

  • Roteiro 05: peças de reposição, criatividade e almoço comercial

Sabe aquele botão que caiu da sua camisa e te obriga a trocar todos? Ou o fecho da sua pulseira favorita que quebrou? As tintas necessárias para aquele DIY que viu num blog? Você provavelmente encontrará todos estes itens no Dois de Julho e imediações. Quem trabalha com artesanato já sabe, mas você também pode exercitar a sua criatividade e ter peças exclusivas, além de consertar aquelas de estimação. É só entrar na Daimaru ou na Kita Bijouterias e deixar a imaginação fluir! Quando a fome bater, passe no Caxixi pra almoçar e, antes de embora, compre o pão fresquinho na Padaria Bola Verde. =)

Culpada Confesso - Roteiros no Centro Antigo de Salvador - Restaurante Caxixi  - Café

  • Roteiro 06: Cinema, milk shake e música

O tradicional cinema na Praça Castro Alves, que passou de Glauber Rocha a Unibanco e hoje é Espaço Itaú de Cinema, tem uma excelente estrutura nas salas. A sugestão aqui é aproveitar um cinema fora do shopping, depois fazer um lanche no café que fica no térreo e, se ainda houver disposição, assistir um show no Espaço Cultural da Barroquinha.

Culpada Confesso - Roteiros no Centro Antigo de Salvador - Cinema Unibanco - Milk Shake

E aí? Vamos ao centro? =D Conhece outros lugares interessantes por lá? Conta aí!

Deixe seu comentário